quinta-feira, 30 de julho de 2009

A apresentação dos candidatos

Os candidatos apresentam-se. Na Junta de Freguesia. Salão Nobre a abarrotar. Um ritual de imitação dos grandes eventos mediáticos nacionais. Do tipo música Jean Michel Jarre, Vangelis, momentos épicos de exaltação colectiva. Tribuna com microfone. A magia do círculo, não do giz brechtiano, mas do sol artificial dos holofotes. a demarcar, a vincar a salientar os heróis da noite O slide electrónico projectado no centro do palco, omnipresente, como um neón cintilante de publicidade na noite da cidade. Presente, progressivamente ausente mas, subliminarmente eficiente.

Temos um rumo. Afirmado categoricamente. Em linguagem publicitária, dogmaticamente. Em tom de auto-elogio e de promessa. Mensagem sem politica, nem ideologia. para não espantar a caça.

O desfile avança depois da dança. Música jovem, de imitação, dos grandes artistas da canção. Vem a calhar. A jovem Oliveira lança palpitações, com um percussionista dos sete ofícios a lembrar as exigências de polivalência dos tempos que correm. Tocar vários instrumentos é mínimo exigível para ter sucesso no futuro.

Abre a passerelle. Mandatário, presidente, dirigente e o resto da gente. Avançam os cabeças de lista. Ser cabeça, de cartaz, de casal, agora de lista. Eis um novo estatuto dos papéis sociais que importa registar Ir á cabeça. Ser o porta – bandeira. O rosto da mensagem, da equipa, da freguesia, do povo local , tudo isto numa só cabeça. O que vale é que segue a lista. Que como a Shindler não é divulgada. O cabeça responde por ela. Por isso é cabeça.. E quem votar no cabeça, vota na lista. È assim.

Trocam-se galhardetes. O nacional garante que o local é do melhor. Podem confiar...Os locais agradecem.. Fala-se em seriedade e em serviço público. As honrarias da praxe.

Para consumo interno.

Accountibility., prestação de contas por parte de quem governou, fica para a campanha. Agora não há tempo. O que conta é afirmar um rumo. E confiar no timoneiro.

Mas não deveria ser a política primeiro?

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