quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O debate

Podemos afirmar que o debate da passada quarta-feira dia 30 de Outubro, realizado no Centro de Artes, no qual participaram activamente os candidatos à presidência da Câmara Municipal de Ovar foi útil e contou com um público interessado e disponível para apoiar o orador da sua tendência política.
Os jornalistas do Praça Pública assumiram uma moderação cuidada e com um efectivo controlo sobre os tempos de intervenção tendo no entanto optado por orientar o sentido das respostas finais (alegações e apelos ao voto) de forma diferenciada, o que não facilitou, em nada o discurso final dos protagonistas centrais do vento,
Notas marcantes da noite de polémica e de debate aceso: Manuel Oliveira apresentou-se como o candidato preferido até por alguns dos seus adversários, como aliás conseguiu demonstrar, defendeu com convicção os resultados do mandato anterior e defendeu com particular veemência a solução intermunicipal de gestão da água e saneamento que foi oportunamente chumbada pela coligação PSD- BE sendo então o actual candidato do Bloco de Esquerda ainda formalmente militante socialista.
David Almeida apresentou-se como alguém que contribuiu decisivamente para o controlo das contas do Município mas não conseguiu esclarecer a sua inacção ao longo dos últimos anos em torno de temas que agora preconiza como urgentes e fundamentais.
Não esclareceu ainda os presentes se contava aplicar localmente algumas medidas do Bloco de Esquerda em matéria de emprego e desenvolvimento económico (proibição dos despedimentos, nacionalização de empresas) e surpreendeu o auditório quando desenvolveu algumas medidas relacionadas com o empreendedorismo no concelho, matéria que recusou quando era vice-presidente da Câmara e que também não encaixa minimamente no discurso anti-patronal dos bloquistas.
A CDU relembrou a sua continuada acção junto das populações locais atribuindo a esse facto uma base para exigir uma maior votação nos seus candidatos. Apresentou no essencial as medidas que poderão ser muito populares junto dos sectores mais activos na reclamação e protesto, mas mais uma vez não informou sobre a origem dos recursos financeiros que sustentarão as propostas adiantadas.
Álvaro Santos por sua vez retomou as propostas do PSD /CDS-PP sendo certo que o mais chocante terá sido a sua afirmação de pretender realizar um concurso público internacional para entregar a gestão da água, não a uma parceria público-privada com a participação do Estado Central, mas antes aos privados que no seu entender dispensarão o mecanismo fundamental da gestão do processo que é o controlo e gestão das tarifas de água e saneamento.
Álvaro Santos prometeu ainda 400 estágios para jovens licenciados no concelho a partir da Câmara Municipal adiantando um custo de 120.000€ ano a ser suportado pelo orçamento municipal. Na realidade esta medida custará, nos 4 anos de implementação, mais de 900.000€ .
Manuel Oliveira encerrou a sua participação no debate reafirmando o Rumo que o PS tem vindo a seguir na gestão do interesse público na autarquia local e relembrou os compromissos com as populações que estão em concretização nas diversas freguesias do concelho.
O debate teve um momento alto quando Manuel Oliveira mostrou uma notícia de Março 2009 na qual o actual candidato do Bloco de Esquerda afirmava que dava todo o seu apoio a Manuel Oliveira para a presidência da Câmara por o considerar o melhor candidato para o concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário